Lan Houses - as latinhas de alumínio da Internet Brasileira!!!
A partir deste post começo um projeto diferente, o de fotografar lan houses pelo nosso Brasilzão. Não sei se alguém já teve idéia deste projeto, nem procurei pelo tio Google se outro cara foi atrás de documentar isso. Vou fazer então no escuro mesmo.
E faço isso porque acredito muito numa realidade: se há alguém neste país que está contribuindo pra valer com a Inclusão Digital são os donos dessas lan houses. A gente vê propagandinha do governo, Ongs, etc, prometendo promover a inclusão de um monte de gente de Norte a Sul do Brasil, mas eu desconfio de todos.
Primeiro porque Ong neste País virou piada - tem uma em cada esquina e que só sabe viver às custas do próprio Governo. Aliás, inauguramos uma nova modalidade de sacanagem - as Organizações Não-Governamentais mantidas pelo Governo. Piada, piada suja!
Segundo porque os programas governamentais tem tudo para deixar um rastro de incompetência pelo caminho, saindo mais caro do que deveria. Por fim, porque só mesmo a sociedade se mobilizando, encontrando meios de vida e de sobrevivência mesmo é que as coisas acabam virando.
Vejam a reciclagem do alumínio. Por que nosso País é o campeão mundial de reciclagem de latinhas? Porque gente do nosso povo precisa dessa atividade como renda, como complemento dos ganhos e, por esse mesmo motivo, de mão em mão, essas pessoas formaram uma rede informal monstruosa que faz com que a latinha saia da mão de um para o outro até chegar ao ponto máximo: a reciclagem numa empresa que fatura muito. Mas que, ao faturar, gera uma trilha de ganhos para profissionais das latinhas de várias hierarquias.
No mundo digital, a mesma lógica das latinhas de cerveja e refrigerante é cumprida pelas lan houses e seus proprietários - gente simples, que precisa de um negócio para sobreviver e que acredita que o País está cheio de pessoas querendo ter enviar um e-mail, navegar por um site de esporte, mas principalmente, ter uma página no Orkut - desejo de muito jovem ao entrar no nosso mundo conectado. É isso!!!


2 comentários:
Na verdade, não é bem assim: Lan Houses apenas fornecem acesso à internet, mas a maioria não estão preocupadas se você sabe usar o computador ou não!
Lembro de um garoto que pagou 1 hora para tentar passar as fotos de seu celular para o Orkut mas, quando não conseguiu, o dono da Lan disse que faria esse serviço por $5.00!
O que custava ensinar o garoto, já que mais cedo ou mais tarde ele iria acabar voltando à Lan House para descarregar mais fotos?
Verdadeiras iniciativas para a inclusão digital ensinam os usuários não apenas a usar um computador, mas a buscar conhecimento: existem Lan Houses que oferecem cursos como "Informática Básica" a R$15,00 ou "Inglês On-Line" por R$30,00.
Tudo disponível gratuitamente na Internet, mas fornecido à população por um preço justo.
Tais iniciativas existem porque existem realmente trocentas pessoas querendo me mandar E-Mail's ou suas fotos de família, mas não sabem como fazê-lo - para a alegria de pessoas inescrupulosas, que se deliciam com usuários que se contentam em ver sua página do Orkut arrastando-se pela tela feito uma lesma.
Estou ansioso para ver suas próximas fotografias!
Por que nao:)
Postar um comentário