quarta-feira, janeiro 14, 2009



MÍDIA SOCIAL - Taí uma palavrinha que anda me incomodando nos últimos dias. Mas no sentido positivo do incomodar - se é que existe este sentido. Num artigo direto e reto, Rafael Kiso, sócio-fundador e diretor da Focusnetwork, faz uma tradução livre do termo Social Media que está na Wikipedia - “mídia social descreve as tecnologias e práticas online, usada por pessoas para compartilhar opiniões, idéias, experiências e perspectivas. Pode tomar diversas formas, incluindo textos, imagens, áudio, e vídeo. São sites que tipicamente usam tecnologias como blogs, quadro de mensagens, podcasts, wikis e vlogs para permitir a interação entre usuários.” E disseminar conteúdo, ele completa.
É isso mesmo, Social Media é a bola da vez há tempos na Internet e só não se tocou ainda quem não está a fim de ver que a Web mudou. O artigo que citei aí é de 2007, e de lá pra cá, muita coisa mudou... Ou melhor, muita coisa surgir. Estou no twitter desde o fim do ano passado, no Orkut há mais tempo. Mas só hoje, dia 14 de janeiro de 2009, entrei em três novas mídias sociais, pelo menos para conhecer - Garagem, Skoob e WeFi. Vou explicar cada um! Vou tentar!

GARAGEM - Site que é uma garagem de trocas de coisas. É o tal do garage sale que o povo nos EUA faz... Só que online.

SKOOB - Mídia social para compartilhar o que você está lendo. Só que você acaba gerando conteúdo. Hoje cadastrei um livro, por exemplo.

WEFI - Mídia social para mostrar onde há pontos de acesso de internet Wifi. Só que quem alimenta é a gente. Por exemplo, coloquei minha casa... Hahahaha. Só que como ponto pago, claro. Pagando bem, que mal tem???

terça-feira, janeiro 13, 2009


Eu adoro listas... Queria criar um blog só de listas sovre Social Media, Social Media Marketing, Social Media Working. Mas, como meu blog é um genérico mal feito (rs...), quero mais é sair por aí procurando listas e mais listas.
Essa, achei do delicious pra variar. Mas é muito legal. São 49 estatísticas curiosas sobre Social Media, Web 2.0 e afins. Algumas são absurdas. Como as do Google. Por exemplo, o índice do Google tem aproximadamente UM TRILHÃO de URLs. E DOIS BILHÕES de buscas são feitas diariamente.
Da Wikipédia, as estatísticas são pra lá de impressionantes. Quantas pessoas fizeram consultas na Enciclopédia Coletiva? 640 milhões no ano passado. Contribuintes assíduos?A Wikipédia conta hoje com 75 mil adeptos. Na verdade, são quase que membros de uma seita, pois o pessoal leva a sério, seríssimo, a tarefa de corrigir, abastecer, melhorar, incrementar tópicos, artigos, links. Eu já fui um desses, mas ando meio infiel à religião... Veja mais aqui. É só clicar! Importantíssimo - a lista não é minha, foi feita com cuidado e repleta de links por Adam Singer do The Future Buzz.

Toda nova tecnologia em redes sociais gera, obrigatoriamente, algum tipo de mania, vício, sei lá. Assim como em sociedade a gente busca posicionamentos vários, na família, na turma de amigos, no trabalho, e faz o possível para marcar e delimitar um espaço de destaque, o mesmo acontece nas sociedades virtuais. O Twitter já criou sua mania: ter followers. Ou seja, seu status, sua fama, sua posição na hierarquia social é estabelecida pelo número de pessoas que seguem você. Não é à toa que o Marcelo tas comemorou seus 10.000 mil seguidores (isso mesmo, 10.000 - e eu que tenho 155 e estou feliz). A comemoração está no blog do Tas.
Quem negar que a febre existe, é só tirar a venda dos olhos e ler um post como este, dica do Alexandre Inagaki, do Pensar Enlouquece. O título é sugestivo - 10 razões porque eu não sigo você no Twitter. Estou entre essas razões? Com certeza. Se o Tas tem 10.000 e eu 155, acho que fiz algo de errado. Ou, como acontece aqui no mundo não-virtual, a fama vale para todos, em Bauru, São Paulo, Nova Iorque ou no Twitter. O artigo completo está aqui. É só clicar!